...O Projeto

Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa”         

O Projeto “Música nas Escolas de Barra Mansa” iniciou-se objetivando a formalização de um programa de desenvolvimento e formação musical continuada para os alunos da rede municipal de ensino.

A partir de um planejamento básico de revitalização da Banda Marcial e da aquisição de um conjunto de instrumentos musicais, através da Fundação de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, foram tomadas as ações necessárias à implementação dos primeiros pólos de musicalização localizados em unidades escolares municipais onde alunos inscritos receberam aulas de iniciação musical, por meio do “método Suzuki”, ministradas pelos professores contratados.

Inicialmente o Projeto atendia 600 alunos. Hoje atende todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, num universo de 22 mil alunos, entre crianças e adolescentes.
 
Em 2007 o Projeto passou a receber apoio de empresas privadas como, a Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra e é mantido através de recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação.

O eixo central do Projeto é a utilização da música como instrumento de educação e socialização, direcionando tempo ocioso de aluno para a prática instrumental, possibilitando-lhe desenvolvimento intelectual e cultural.

O Projeto destaca-se na participação das Bandas em concursos da Confederação Nacional de Bandas. Dentre os Grupos Premiados registramos a Banda Sinfônica - Penta Campeã Nacional; a Orquestra de Metais - Tetra Campeã Nacional e a Banda Sinfônica Juvenil - Bicampeã Nacional na categoria Juvenil.

O principal grupo do Projeto - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), realiza temporadas oficiais com solistas internacionais. Apresentou-se nos principais palcos do país.
Regentes como Isaac karabtchevsky, o americano Alastair Willis, a Chinesa Apo Hsu e o Russo Mikail Agrest já conduziram-na  e constataram o desenvolvimento técnico de seus músicos aprovando o processo.

Como funciona o Projeto:
Hoje a Educação Musical inicia-se na Educação Infantil (incluindo as Creches) e Ensino Fundamental. Até o quinto ano de escolaridade, os alunos possuem uma aula semanal. Do sexto ao nono ano de escolaridade, a Educação Musical está inserida  na disciplina de Arte como Apreciação Musical ministrada pelos professores de Arte efetivos da rede municipal de ensino. As aulas de prática instrumental são realizadas nos diversos pólos espalhados pelas unidadades escolares municipais da cidade, possibilitando ao aluno,  acesso direto aos diversos tipos de instrumentos que compõem as bandas e orquestras do Projeto. Os alunos podem alcançar o curso superior de Música, por meio do convênio firmado entre o Projeto e a universidade local, que possui cursos de Licenciatura e Bacharelado, respectivamente com notas 4 e 5 (nota máxima) na avaliação do MEC.

Com sede no Parque da Cidade, o Projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura, está transformando as instituições e educandários públicos de Ensino fundamental de Barra Mansa em subsedes voltadas para educação musical. Os alunos da rede pública municipal são introduzidos à formação músical no próprio ambiente educacional por equipe de profissionais qualificados.

A Educação Musical oferecida pelo Projeto, cumpre um papel educativo, cultural e social, reduzindo ou anulando  tempos ociosos de crianças e adolescentes  buscando a construção da cidadania plena.

Criando pólos de  cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo); de madeiras (flauta, oboé, fagote, clarineta e saxofone); metais (trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba) e percussão (tímpano, vibrafone, xilofone, marimba, glockenspiel, caixa, bombo, bateria e percussão auxiliar) em Unidades Escolares municipais, o Projeto prepara alunos para ingressar, avolumar e/ou formar novos grupos. Temos quartetos e quintetos de cordas e metais.

Os principais GRUPOS formados pelo Projeto são:
ORQUESTRA SINFÔNICA
ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL
BANDA SINFÔNICA
BANDA SINFÔNICA JUVENIL
ORQUESTRA DE METAIS
ORQUESTRA DE JAZZ
ORQUESTRA DE CORDAS SUZUKI
DRUM-LATAS
Os alunos participam de três aulas e dois ensaios semanais nos diversos grupos.

Outra atração do Projeto é o Coro Infantil Municipal. São vozes de alunos coristas, resgatando boa música para a comunidade, como Aquarela (Toquinho e Vinícios de Morais); Luar do Sertão (Catulo da Paixão Cearence e João Pernambuco); Asa Branca (Luíz Gonzaga); Trenzinho do Caipira (Villa Lobos); Alecrim Dourado;  Na Corda da Viola (Villa Lobos) e Nesta rua.

Em 2012 o grande Coro Infantil Municipal apresentou-se em duas ocasiões no Parque da Cidade sob regência do "Maestro Vantoil de Souza" e da "Maestrina Renata de Almeida". A primeira apresentação - em  junho, com 500 alunos coristas. A segunda apresentação - final de outubro, com 1000 alunos coristas.

Dentre as 1.000 vozes, foram abstraídos 40 alunos coristas que cantaram a Sinfonia Nº. 9 de Beethoven na sua língua original (alemã), junto ao Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM),  na Matriz São Sebastião – Centro - Barra Mansa, em 18/12/2012.

Dedicação e investimento têm feito com que os jovens estudantes de Barra Mansa sejam premiados a cada concurso que participam. Destacamos o “Prêmio Cultura Nota 10”, que anualmente é concedido a 21 instituições pela FUNARJ (Fundação de Artes do Rio de Janeiro), em razão do trabalho de incentivo à cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário